segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Cadernos do Cinema - Evento | Brazucah Produções e Centro Paula Souza promovem mais cinco palestras virtuais e gratuitas em setembro

 Encontro com Ivan 13 P, diretor de “Sabotage: O Maestro do Canão”, e Alice Alves, figurinista de “À Deriva” e “O Clone”, estão entre os destaques da programação

O “Circuito virtual de palestras: cinema brasileiro – uma reflexão sobre o contemporâneo” traz em setembro cinco encontros gratuitos que debatem aspectos técnicos, pedagógicos, musicais, sensoriais e históricos do audiovisual no país. Entre os destaques da programação do evento, realizado em parceria da Brazucah Produções e o Centro Paula Souza, está a palestra “Figurino no Cinema Brasileiro”, que abre as atividades do mês no dia 29, às 10h, em encontro conduzido por Alice Alves.

Com experiência de 19 anos no mercado, Alice integrou a equipe de figurinistas de grandes produções do cinema brasileiro, como “À Deriva” e “Serra Pelada”, ambas de Heitor Dhalia, “Falsa Loura”, de Carlos Reichenbach, “Antônia”, de Tata Amaral, além de marcar presença na televisão, com a minissérie “A Casa das Sete Mulheres” e a novela “O Clone”.

O primeiro dia de debate traz ainda palestra “Cinema Brasileiro e Educação: A Educomunicação”, apresentará  um panorama histórico sobre as experiências educomunicativas realizadas na América Latina e suas contribuições para uma reflexão sobre as práticas contemporâneas à luz das novas tecnologias de comunicação e informação.  . O encontro será ministrado por Ismar de Oliveira Soares, professor titular sênior da Universidade de São Paulo. Em seguida, às 16h, o diretor, produtor e roteirista Ricardo Favilla conduz a mesa “Cinema e Memória”, que convida a plateia a uma imersão sensorial a partir da sétima arte, por meio de sons, cores e outros afetos originados pelo cinema.

Documentário Musical

A mesa “O Cinema e os Povos Tradicionais" abre as atividades do dia 30, às 10h, com a presença de Carmen Gattás, doutora em Ciências da Comunicação pela ECA- USP e mestra em Filosofia pela PUC – SP. Durante a conversa, ela vai focar nos projetos de produções cinematográficas realizadas pelos indígenas como forma de resistência cultural. A “Música no Cinema Brasileiro” encerra os encontros de setembro em grande estilo com a atividade liderada por Ivan 13 P, diretor de “Sabotage – Maestro do Canão”. Ele vai apresentar características técnicas e mercadológicas do documentário musical,  passando pelo processo de criação, circuito exibidor e o cenário em festivais e em editais de apoio à produção deste gênero, que é cada vez mais presente no cinema nacional.    

Além de dirigir o festejado documentário sobre o rapper Sabotage, Ivan é publicitário com carreira marcante em videoclipes e um dos fundadores da 13 Produções, na qual atua desde 2001 como diretor, produtor e montador.

Todas as palestras deste mês serão transmitidas ao vivo pelos canais do Youtube do Cinesolar: www.youtube.com.br/cinesolarbrasil e do Centro Paula Souza.

“Conseguimos reunir mais um grupo super talentoso para liderar os nossos encontros de setembro. Sem dúvida serão muitas horas de reflexão e compartilhamentos de vivências sobre o audiovisual, setor tão importante para a cultura e a economia do país”, declara Cynthia Alario, sócia e fundadora da Brazucah Produções.

COMO PARTICIPAR

As inscrições para as atividades de setembro do circuito de palestras podem ser realizadas pelo link: https://www.even3.com.br/redebrazucah2021 até a data do respectivo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Balada contra Bares com Tevê

gosto de livro e cinema de churrasco e de saquê gosto de pop e Velázquez e um pouquinho de pavê gosto de samba e de rock sou tarado ni você ...