domingo, 27 de março de 2022

Mulheres - Casa de Cultura Odisseia

Mulheres - Casa de Cultura Odisseia

Sp. Março de 2022

Olá! Tudo bem? Espero que sim e com Saúde! Neste fim de março, no mês da mulher, ocorreu um evento fantástico, voltado para as Mulheres, com as mulheres no centro das exposições artísticas. O encontro ocorreu na Casa de Cultura Odisseia, um espaço dedicado a Humanidades, Artes e Democracia. Na ocasião, tive a oportunidade de entrevistar a jornalista, escritora e professora Vânia Coelho, autora da obra A incrível lenda da inferioridade, que aborda a violência contra a mulher de forma ampla. Também a artista e design Marcella Sholl, com seu trabalho sobre mulheres ícones da história mundial e, ainda, o escultor Raul Boledi, com esculturas, que buscam um caráter solidário do feminino. A arte pressupõe criatividade e originalidade. Certamente, nenhum dos expositores ficou devendo. Pelo contrário, trouxeram grande contribuição não só para as artes, mas por toda a realidade que nos cerca. Vejamos o bate papo!


Entrevista com a jornalista, escritora e professora Vânia Coelho, autora da obra A incrível lenda da inferioridade

Nicholas Merlone: O tema da obra trata sobre as mulheres. Vânia, você poderia falar um pouco sobre sua obra para a gente?

Vânia: Ah! Claro! É um prazer! Bom, eu falo nesta obra a história real de 33 mulheres, que sofreram opressão, que sofreram violência, devido ao sistema patriarcal. Violência não só com relação aos maridos, mas violência social, política. E eu conto como algumas superaram e como outras foram sucumbidas.

Nicholas Merlone: Muito interessante! Como a sra. vê o papel da arte, da literatura no combate contra a violência contra as mulheres?

Vânia: Nossa! Para mim, é uma tábua de salvação. Primeiro porque só o conhecimento liberta. E a literatura, ela denuncia, ela noticia, ela informa, ela desenha, ela esculpe a realidade.

Nicholas Merlone: Muito obrigado! Interessantíssimo! Realmente, ótimas colocações! Teria alguma mensagem final para a gente?

Vânia: Eu tenho uma mensagem muito linda que é da poesia de uma autora indiana, que é uma jovem poeta, que ela fala que a mulher está sempre muito preocupada com essa indústria da beleza, e ela diz assim... Me perdoem a todas as mulheres que eu chamei primeiro de bonitas, antes de falar corajosas, inteligentes, empreendedoras...

Nicholas Merlone: Excelente! Muitíssimo obrigado pela atenção!

Vânia: O prazer foi meu!

Visite e conheça o Blog da Vânia.

 Fale com a Vânia: vaniacoelho26@gmail.com

Entrevista com a artista e design Marcella Sholl

Marcella nos presenteou com uma obra fantástica, que traz mulheres ícones da história mundial e brasileira: a) Marielle Franco; b) Pagu; c) Simone de Beauvoir; d) Angela Davis; e) Frida Kahlo; f) Rosa Luxemburgo; g) Olga Benário Prestes; e h) Dandara.

Nicholas Merlone: Marcella, você pode falar um pouco sobre a sua exposição para gente?

Marcella: Claro! Vai ser um prazer! A minha exposição se chama “Papel de Mulher”. É uma exposição que retrata mulheres emblemáticas da nossa história. São 4 mulheres fortes da história mundial e 4 mulheres que têm uma representatividade muito grande na história do Brasil. Então, são mulheres que eu escolhi por elas terem um papel que integra todas elas, por serem mulheres de muita força, que tiveram muitas lutas, especialmente, em direitos humanos e direito das mulheres. Então, foram mulheres que eu escolhi, ao longo de um ano, para retratar, para poder representar agora no mês da mulher.

Nicholas Merlone: Muito bacana! Você poderia falar um pouco para gente do papel da arte no protagonismo feminino?

Marcella: A arte tem um movimento de expressão, que envolve muitas áreas. Então, eu sou formada em design, mas tenho a arte dentro da minha trajetória, tenho um pai que foi artista plástico, então, tenho muita inspiração. E eu acho que a mulher consegue expressar, através da arte não só a delicadeza, mas também a força. Acho que uma grande inspiração para mim, no caso, comecei pela Frida Kahlo justamente por isso. Porque ela é uma mulher que transformou dor e força em arte.


Nicholas Merlone: Marcella, você poderia falar um pouco sobre o “Lambe Lambe”, para a gente?

Marcella: O Lambe Lambe surgiu há muitos anos, como uma expressão de manifestos. Ele tem toda essa carga política e militante de você poder transmitir informações e manifestos pelos muros e pelos postes. É uma arte de expressão urbana e é muito acessível. Então, ela é uma mídia barata e fácil de manipular. Todo mundo já viu um Lambe Lambe na rua. Ele tem uma carga muito grande, que agora está sendo ressignificado também na decoração. É uma mídia que traz muita carga histórica e também de manifestos e das lutas.

Nicholas Merlone: Muito bacana! E o papel do Lambe Lambe com a mulher?

Marcella: Eu acho que o feminino agora está com essa força toda. Muitas mulheres usando o Lambe Lambe como forma de expressão. Cada vez mais, eu vejo artistas que estão explorando essa forma de se comunicar, criando Lambe Lambes com temáticas feministas, de luta e estão espalhando isso pela cidade. Então, está voltando com força total e eu acredito que essa mídia veio para ficar.

Nicholas Merlone: Você teria alguma mensagem para passar para as mulheres, para gente?

Marcella: Acho que a mensagem principal é sempre acreditar no seu potencial, na potência feminina, na força que a gente carrega. As mulheres são muito mais fortes do que elas imaginam. Têm nada de frágil. Acho que tem muita força. E, principalmente, nas mulheres que são mães. Acho que a natureza feminina é o portal para esse mundo. Então, você ser mãe, você carrega muita potência. Todo mundo tem uma mãe e todo mundo tem uma mulher que inspira. Acho que a força feminina é de grande inspiração.

Nicholas Merlone: Muitíssimo obrigado pela atenção!

Marcella: Obrigada!

Siga a Marcella no Instagram: @cellasholldesign e @lambe.pia

 Fale com a Marcella: marcellasholl@gmail.com

Entrevista com o escultor Raul Boledi

O escultor Raul Boledi nos presenteia com obras fantásticas.

Nicholas Merlone: O senhor poderia nos falar um pouco sobre suas obras, sua arte?

Raul: A grande motivação de toda a minha arte é a alma feminina e a valorização de aspectos do feminino, através da escultura. Algumas das obras estão vinculadas a uma intervenção masculina feminina e o masculino sendo um partícipe de todo esse ambiente feminino. O camarada, um colaborador, um facilitador. E outras obras falando somente do feminino. O solidário entre as mulheres e as obras todas. Obras que tratam das vítimas da violência. Mas não com a estética da violência, como estamos acostumados. Mas com a estética do solidário, sem um pouco do trágico.

Nicholas Merlone: Muito interessante, inclusive, o tema da violência contra a mulher é um tema bastante atual, bastante importante. Como o senhor vê o papel da arte no enfrentamento da violência contra a mulher?

Raul: Eu acho que, fundamentalmente, que se tome consciência de que o conjunto feminino neste universo representado por todas as mulheres tem que ser solidário, tem que ter uma confluência solidária, protetora e estimule a evolução delas para que cresçam como seres humanos, que sejam valorizadas e tenham igualdades de oportunidades e condições para florescer socialmente, culturalmente e politicamente.

Nicholas Merlone: Está certo. Muitíssimo obrigado sr. Raul. As obras são fantásticas, as esculturas são muito bonitas e bem representativas de tudo o que o sr. falou. Agradeço muito a atenção.

Siga o Raul no Instagram: @raulboledi

Fale com o Raul: raul.boledi@gmail.com

+++

Women — Odisseia Culture House - Know more!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Breve Roteiro p/ Desenvolver a Escrita Criativa

Alô! Estimados leitores! Estimados escritores! Tudo bem? A escrita é uma arte! Ninguém nasce sabendo! É possível desenvolver esta habilidade...