Luciene Ricciotti |
Luciene: Iniciei no mercado de Higiene Perfumaria e Cosméticos, como redatora publicitária e, como apaixonada por perfumes desde pequena, na área de criação publicitária, acabei assinando algumas campanhas no mercado de Higiene Perfumaria e Cosméticos, até que, há quase 10 anos, em uma reunião na Água de Cheiro, por minha experiência, também, no professorado, fui convidada para organizar cursos e eventos para uma empresa de design tradicional neste mercado e terminamos organizando o Instituto do Perfume, hoje, o Estação Perfume Atelier.
De lá para cá, foram muitos alunos formados e eventos criados para celebrar e difundir a arte da perfumaria entre consumidores e mais dois livros publicados pela Editora Matrix: Estação Perfume e o livro-caixinha, Aromaterapia. Atualmente, sou também, curadora do Curso de Branding Olfativo da ESPM.
Nicholas Merlone: Diga para gente a importância dos perfumes para as mulheres e para os homens.
Luciene: O perfume é uma comunicação silenciosa cuja maior importância está relacionada ao seu poder de influenciar nossas emoções e a percepção daqueles que estão ao nosso redor.
Nicholas Merlone: Fale um pouco sobre o livro O Perfume, de Patrick Süskind e seu contexto com os dias atuais.
Luciene: O livro do Patrick é um clássico indispensável para todo apreciador da perfumaria. Eu cito um trecho desta obra no meu livro Estação Perfume, quando eu contextualizo a época do surgimento da perfumaria na Europa. E cito, também, a frase mais emblemática deste livro e que mostra o poder da comunicação através do olfato, que é uma realidade atemporal: "...as pessoas podiam fechar os olhos diante da grandeza, do assustador, da beleza, e podiam tapar os ouvidos diante da melodia ou de palavras sedutoras. Mas não podiam escapar ao aroma. Pois o aroma é um irmão da respiração. Com esta, ele penetra nas pessoas, elas não podem escapar-lhe caso queiram viver. E bem para dentro delas é que vai o aroma, diretamente para o coração, distinguindo lá categoricamente entre atração e menosprezo, nojo e prazer, amor e ódio. Quem dominasse os odores dominaria o coração das pessoas.”
Nicholas Merlone: Há algum projeto quente em andamento?
Luciene: Sim, muitos! (risos) Em breve, teremos notícias frescas!
Nicholas Merlone: Neste mês da mulher, registre uma mensagem para as mulheres.
Luciene: Minha grande mensagem para todas as mulheres, especialmente, as brasileiras, que vivemos em um país onde a violência contra a mulher, registrada nas delegacias, é apenas a ponta de um iceberg cuja estrutura nos impõe dificuldades diárias no trabalho, nos ambientes de estudo ou lazer:
“Pesquisem e escolham seus perfumes como uma poderosa e silenciosa ferramenta de comunicação que pode auxiliar a busca de nossos objetivos pessoais e profissionais! Inspirem-se!!!”
Publicitária, pós-graduada pela ESPM-SP, especialista em perfumaria, consultora nas áreas de comunicação, desenvolvimento de produtos com fragrâncias e criação de marcas olfativas.
Ganhou ampla experiência em comunicação estratégica em cargos de criação e gestão em diversas agências de grande e médio porte do país, foi diretora de Projetos Especiais de BBN- internacional (Business Branding Network).
Atual diretora acadêmica do Estação Perfume Atelier. Atua, desde 2006, como Professora universitária, na graduação, pós-graduação e MBA, nos cursos de comunicação e administração de empresas, nas faculdades FAAP-SP, UNIP, ESAMC E UNIESP. Atual professora e curadora do curso de Branding Olfativo da ESPM–Tech.
Criadora da Tatto Perfume, tatuagem temporária perfumada. Uma ferramenta multissensorial para divulgação e promoção de fragrâncias e marcas olfativas já utilizadas por empresas como Riachuelo e PetSociety.
Autora da Summus Editorial e Editora Matrix, com cinco títulos nas áreas de comunicação e perfumaria, incluindo o livro Estação Perfume, da Editora Matrix, 2018, e o livro-caixinha AROMATERAPIA - 50 cartas para conquistar equilíbrio e bem-estar, 2021, pela Editora Matrix.
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Instagram: @lu_ricciotti
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