terça-feira, 20 de julho de 2021

Rede Brazucah promove debate com cineastas Edileuza Penha, de “Filhas de Lavadeiras” e Maria Fanchin, de “Quando Elas Cantam”

Encontro integra programação do Festival Rede Brazucah, que exibe 20 curtas gratuitos sobre diversidade até o dia 22 de agosto.

A Rede Brazucah  promove no dia 22 de julho, às 19h,  mais uma edição do “Quinta na Rede”, série de debates com cineastas e outros profissionais audiovisuais que integram a programação do Festival Rede Brazucah, que até o dia 22 de agosto exibe cerca de 20 filmes gratuitamente pelo canal do Youtube do Cinesolar: www.youtube.com.br/cinesolarbrasil.


Com o tema Mulheres - Todo Lugar é Nosso, a conversa será com as cineastas Edileuza Penha e Maria Fanchin, respectivamente diretoras dos curtas-metragens "Filhas de Lavadeiras" e "Quando Elas Cantam", que integram a Programa 2 do festival, disponível para acesso até o dia 25 de julho. O debate também será transmitido pelo Youtube do Cinesolar com mediação de Ana Arruda, curadora do Festival Rede Brazucah e diretora do Festival Curta Brasília.

Vencedor do troféu de Melhor Curta Documental no Festival É Tudo Verdade de 2020, “Filhas de Lavadeiras” apresenta histórias de mulheres negras que, graças ao trabalho árduo de suas mães, puderam ir para escola e refazer os caminhos trilhados pelas suas antecessoras. Suas memórias, alegrias e tristezas, dores e poesias se fazem presente como possibilidades de um novo destino.

Já "Quando Elas Cantam", é um documentário sobre o projeto Voz Própria, desenvolvido por Carmina Juarez, que é voltado ao tratamento terapêutico de mulheres encarceradas a partir da articulação entre música e psicanálise. O filme acompanha de dentro da prisão os ensaios dessas mulheres para um show na Capela da Penitenciária Feminina de São Paulo.

O primeiro encontro do “Quinta na Rede” foi realizado no último dia 15 em conversa com os Carlos Vogel e Pedro Jorge, respectivamente diretores de “Soccer Boys” e “Diamante – O Bailarina”, dois filmes que integram o Programa 1 do Festival, disponível para acesso até 25 de julho.  

Os debates têm a proposta de instigar ainda mais a reflexão sobre as temáticas apresentadas nos curtas-metragens que compõem os eixos e  programas do festival. As conversas ocorrem sempre às quintas-feiras, às 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oscar 2025: Ainda Estou Aqui e Anora

  Por Nicholas Maciel Merlone Publicado originalmente no  Jornal O DIA SP  (veja  aqui ). Assisti recentemente a dois filmes ganhadores do O...