terça-feira, 15 de abril de 2025

Mario Vargas Llosa: O Gigante das Letras que Desvendou o Poder e a Alma da América Latina

Mario Vargas Llosa (1936–2025) foi um dos mais importantes escritores da literatura latino-americana e mundial. Natural de Arequipa, Peru, destacou-se por obras que exploram o poder, a resistência e os conflitos sociais. Entre seus romances mais conhecidos estão A Cidade e os Cachorros (1963), A Casa Verde (1966), Conversas na Catedral (1969) e A Guerra do Fim do Mundo (1981). Em 2010, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura por sua “cartografia das estruturas de poder” e “imagens vigorosas de resistência individual, revolta e derrota”

Wikipédia

Politicamente, Vargas Llosa teve uma trajetória marcante: de jovem marxista simpatizante da Revolução Cubana, tornou-se um defensor do liberalismo democrático. Em 1990, candidatou-se à presidência do Peru, sendo derrotado por Alberto Fujimori. Mesmo após esse revés, manteve-se ativo no debate político, apoiando candidatos e causas liberais

Sua carreira foi reconhecida com diversos prêmios, como o Prêmio Cervantes (1994) e o Prêmio Príncipe das Astúrias de Letras (1986). Foi membro da Real Academia Espanhola desde 1994 e, em 2023, tornou-se o primeiro autor a ingressar na Academia Francesa sem ter escrito em francês.

Vargas Llosa faleceu em Lima, aos 89 anos, após conviver por quase cinco anos com uma doença incurável, mantida em sigilo. Durante esse período, reaproximou-se da família e continuou escrevendo até seus últimos dias. Seu legado permanece como um dos pilares da literatura em língua espanhola.

Saiba mais!

Boa leitura!

Itaú Cultural Play exibe destaques do 34º Festival Curta Cinema 2024

  Saiba mais ! Boa leitura!